Como valorizar e reter bons colaboradores na empresa

COMO VALORIZAR E RETER BONS COLABORADORES NA EMPRESA


02/2014
Por: Antônio Braga


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Seus colaboradores estão sempre dispostos a fazer mais que a obrigação? Prontificam-se a executar tarefas que não sejam sua? São comprometidos com a empresa, clientes e produtos? Fazem questão de atender bem os clientes e prestar serviços da melhor qualidade? Estão sempre bem humorados, mesmo que estejam passando por momentos de dificuldades? Se as respostas a essas perguntas forem “sim”, eles são reconhecidos e valorizados? Ou estão sendo tratados como funcionários que estão na empresa apenas para cumprir obrigações?

Não há dúvida de que bons funcionários estão na empresa para dar o melhor de si e fazer acontecer, de modo a conseguir resultados benéficos para todos: empresa, clientes e para si próprio. Mas isso só será possível se houver estímulo e reconhecimento, o que nem sempre acontece no dia a dia de muitas empresas. A consequência disso? É a falta de motivação e perda de produtividade dessas pessoas enquanto buscam outras empresas que saibam valorizar o seu potencial e desempenho. 

Vejamos a seguir cinco dicas para valorizar e reter bons funcionários nas empresas:

AGREGUE VALOR AOS COLABORADORES: Saiba reconhecer e valorizar os colaboradores competentes e produtivos, que estão sempre dando o máximo de si em benefício de todos. Vale lembrar que essas pessoas são empregáveis, não lhes faltando vagas de trabalho no mercado, com salários compatíveis com o seu desempenho. Mas, infelizmente, muitas empresas ainda desprezam esses funcionários dando-lhes tratamento idêntico aos que se comportam de modo oposto.

DEMONSTRE AOS COLABORADORES QUE ELES SÃO IMPORTANTES: Os verdadeiros líderes são conscientes de que não são capazes de atingir seus objetivos sozinhos. O mesmo não acontece com muitos gestores, que se consideram imprescindíveis em suas empresas, sendo os colaboradores apenas executores de tarefas secundárias. Para que uma empresa tenha sucesso, é fundamental que seus líderes estejam sempre demonstrando claramente o quanto dependem dos seus colaboradores. Se não fossem eles os responsáveis pela execução de tarefas importantes, com competência e trabalho em equipe, com certeza, a empresa seria um desastre.

FAÇA ELOGIOS EM PÚBLICO: Uma maneira simples de motivar e conquistar colaboradores é através do elogio sincero aos merecedores. Mas o elogio perde grande parte seu valor quando é feito apenas em particular. Por outro lado, quando as pessoas são elogiadas publicamente, sentem-se realmente especiais e valorizadas, demonstrando vontade de fazer cada vez mais e melhor.  Por isso, é importante que o gestor desenvolva a habilidade de elogiar em público, sempre de forma sincera e em momentos que sejam realmente significantes, de modo a evitar conflitos na equipe, mas, pelo contrário, estimular outros colaboradores a terem desempenhos semelhantes.

FAÇA SEMPRE SEM VISAR RETORNO: Quando se faz alguma coisa, que seja boa ou ruim, para outra pessoa ela fica na obrigação de retribuir na mesma proporção. Os bons líderes estão sempre fazendo mais pelos liderados sem exigir nada em troca, pois sabem que a Lei do Retorno é sabia: “Não oferece grandes recompensas às pessoas que vivem com pensamentos fixos em recompensas”. Esses líderes são sempre prestativos e disponíveis tanto nos bons momentos como nos momentos de dificuldades. E os colaboradores sentem prazer de trabalhar com pessoas com quem sempre possam contar.

SEJA O PRIMEIRO A COLABORAR: Para que um líder obtenha o melhor dos seus colaboradores é preciso, em primeiro lugar, que dê o melhor de si próprio. Se o líder não é trabalhador e cooperativo e visa apenas o seu crescimento pessoal através dos subordinados, torna-se impossível ser bem-sucedido. Por outro lado, se for o primeiro a dar exemplo através da colaboração, comprometimento e trabalho duro, com certeza, terá o apoio de todos os liderados para somar forças, empenhando-se ferrenhamente em busca dos objetivos do grupo.

Recife, 27/01/2014